Cresci observando o comportamento dos meus pais pautados na responsabilidade, merecimento e trabalho sem medir esforços! Isso é o DNA deles. Eu já sabia pela simples observação que era assim que eu conquistaria meus sonhos, sonhos que eu nem sabia quais eram direito, mas sabia que se eu tivesse que conquistar algo, seria me esforçando para merecer!
E fui então seguindo... sempre muito disciplinada com a escola, com o para casa, com as aulas de dança, teatro, inglês. Eu não faltava aula, não faltava a nenhum compromisso. Aquele ditado: "a gente só dá valor quando é a gente que paga." Esse ditado nunca me representou! Eu sabia direitinho o quanto meus pais se dedicavam para me proporcionar o melhor: a educação.
Nesse desenrolar da vida, na dedicação extrema a tudo, em uma rotina organizada desde sempre, com horários para cada atividade antes da escola e depois da escola, eu me via sempre buscando um ambiente gostoso, um suco, um lanche diferente, um cobertorzinho nos pés e um chocolate quente no inverno; sei lá, qualquer coisa que pudesse me acompanhar naquela jornada de estudos e que pudesse tornar aquele momento mais gostoso.
Eu focava sempre em estar presente de verdade, ou seja, estou aqui, fazendo isso agora e é nisso que vou focar agora, vou organizar o entorno, o ambiente, pra que seja o mais gostoso possível e isso naturalmente me ajudava a me dedicar àquele momento com vontade. Eu acabava gostando do momento.
E me via várias vezes, arrastando uma mesa para debaixo das árvores no quintal de casa, com uma extensão que me permitia ligar uma luminária, cadernos e canetas coloridas para estudar.
E hoje, depois de adulta, me vejo fazendo as mesmas coisas: ligo o laptop para trabalhar, rodeada de post its, calculadoras, anotações. Meu lugar preferido é exatamente este, do qual escrevo agora, no quintal da casa dos meus pais. Não é atoa que faço imersões e oficinas com clientes exatamente aqui e não foi atoa que fiz o lançamento oficial da Fill Harmônica em 2019 aqui.
Até acho, de verdade, que esse é o segredo de: como trabalhar muito e ser feliz! É focar no trajeto! Às vezes a gente só quer o resultado e vive apenas se matando até o resultado chegar e muitas vezes demora uma vida inteira.
As pessoas que me conhecem muito sabem que há uma frase que me representa demais: Disciplina é liberdade! O que me faz me sentir completa, realizada, é eu poder colocar minha cabeça no travesseiro e sentir: eu fiz o que precisava ser feito, com disciplina! Essa é a sensação de liberdade que pra mim não tem preço. E quando você traz pequenas pitadas de prazer de forma contínua àquela maratona de disciplina, faz-se felicidade!
É por isso que proponho como um dos pilares da Fill Harmônica, o foco no trajeto! A proposta é criar um ambiente diferenciado, de coparticipação, o mais bacana possível, para que os clientes se sintam com mais vontade de aproveitar e de se dedicar às mudanças que um projeto de reestruturação exige.
A identidade do Método Fill é verdadeira: há um porquê para eu fazer o que faço, da forma como faço! Fill quer dizer preencher e; Harmônica, com Harmonia. Harmonia para todos os envolvidos: nós e os clientes! Se não for pra ser assim, prefiro nem pegar o projeto do cliente.